A noite fria do sábado, 21, não assustou ao público que desejava rever, dois anos depois, a volta do mais tradicional e maior evento esportivo amador de Mato Grosso do Sul, a Mirancopa.
A competição chega a sua 38ª edição, depois de dois anos suspensa pela pandemia, reunindo mais de 1700 atletas que disputarão nos próximos meses 8 modalidades esportivas em categorias que englobam desde infantis até adultos, feminino e masculino.
Os jogos começam apenas no dia 30 de maio. Mas a abertura – um evento esperado pelos mirandenses – aconteceu no sábado, com desfile das delegações, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas, show de motos e, encerrando a noite, apresentação da dupla Patrícia e Adriana.
O evento aconteceu no Estádio Municipal Nelson Fonseca de Faria “Duca”. Ao lado do prefeito e da primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Carmem Tiches Braga Florença, autoridades receberam os atletas que desfilaram representando suas delegações.
Participaram da solenidade o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB), o deputado estadual Jamilson Name (PSDB), os vereadores André Vedovato (PDT), Emiliano Martins (PT), Sibeli Faustino (PTB), Francisco Medeiros (PSDB), Dayalen Roas (PSDB), Elange Ribeiro (PSD), Nilton Medeiros (PDT), Marcos Roberto Gomes de Oliveira (PSDB).
Estiveram ainda os secretários municipais Dino Manoel da Silva (Esporte); Michel Roger Fredi (Chefe de Gabinete); Badu Carlos (Administração e Finanças); Camila Mussato (Planejamento); Evanir Silva Duarte (Educação); Rosemeire Lopes de Souza (Saúde); Kátia Roas (Habitação); Adilson Saraiva (Obras); Assumpção Júnior (Agricultura e Desenvolvimento Rural); Suelen Colombo (Desenvolvimento Sustentável); Ney Pinheiro (Governo).
Após a entrada dos atletas, as autoridades discursaram. O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Dino Manoel da Silva agradeceu ao apoio da Prefeitura e da Câmara que garantiram a realização do evento, reforçando que a Mirancopa é a marca de um novo tempo para o esporte mirandense.
O presidente da Câmara, vereador André Vedovato, falou em nome dos edis, destacando a importância histórica da Mirancopa. Vedovato ressaltou o apoio que a Câmara promove para garantir o desenvolvimento das atividades do Executivo e citou figuras importantes para a realização da solenidade de abertura da Mirancopa, como o professor Luís Teixeira. O deputado estadual Jamilson Name elogiou a iniciativa do prefeito em promover o evento, destacando a importância do investimento no esporte para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O deputado federal Dagoberto Nogueira disse estar feliz por participar da solenidade e fez questão de reafirmar sua parceria com o prefeito. Dagoberto elogiou a administração de Florença, chamando-a de uma “administração revolucionária” e disse querer estar presente quando forem realizadas as entregas das premiações aos vencedores da Mirancopa.
O prefeito agradeceu a toda sua equipe pelo empenho em realizar o evento, citando os diversos setores envolvidos na organização da Mirancopa. Ao declarar aberta a competição o prefeito reafirmou seu compromisso em investir no esporte, que ele acredita ser uma prioridade para ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes mirandenses, além de ser uma opção de lazer para toda a família.
O juramento dos atletas foi realizado pelo jovem Pedro Santos da Costa que disputará a Mirancopa nas modalidades de vôlei de praia e de quadra, da equipe Eletro Santos.
Um dos momentos mais emocionantes da solenidade, o acendimento da pira olímpica, é marcado como o ponto em que Miranda homenageia atletas que fizeram história no município. Em 2022 não foi diferente. A tocha olímpica adentrou o Estádio Municipal trazida pelo atleta Maurício Maciel dos Santos, esportista e grande incentivador do futebol amador. Sua trajetória no esporte se concentrou no campo da CR3 onde travou várias lutas para que aquele espaço permanecesse funcionando até os dias atuais.
“Para o senhor Maurício sempre foi uma grande satisfação estar colaborando para o desenvolvimento do esporte Mirandense e se sente muito feliz quando chega a um campo de futebol em nossa cidade e vê a juventude praticando esportes com decência e educação”, dizia a mensagem lida pelo cerimonial durante a entrada de Maciel.
Após a solenidade de abertura, aconteceu o show de acrobacias em motos, realizado pela equipe Jacaré do Brejo. O público se empolgou com saltos que desafiam a gravidade.
Encerrando a noite, a dupla Patrícia e Adriana fizeram um show que animou o público que não se deixou assustar pelo frio.
A Mirancopa 2022 teve o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.